Por que as nozes ajudam a emagrecer?

Sabe aquela fome que aparece ao longo do dia, entre uma refeição e outra? Os lanchinhos entre refeições são um dos grandes responsáveis pelo aumento de peso das pessoas. Mas a boa notícia é que existem alimentos que ajudam a controlar o apetite e trazem maior saciedade! Quando consumidas com moderação, as nozes ajudam a emagrecer! Classificadas como oleaginosas, elas dividem a categoria com as castanhas, amêndoas, pistaches, avelãs e outros. Descubra por que as nozes podem ajudar na redução de peso!

Por que as nozes ajudam a emagrecer: nozes na casca

Por que as nozes ajudam a emagrecer?

As nozes são ricas em nutrientes importantes para a saúde, como o aminoácido arginina, o ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco e potássico. Esses compostos auxiliam o organismo de diferentes formas. Além desses nutrientes, as nozes possuem um alto valor calórico e devem ser consumidas com moderação. A indicação feita por nutricionistas é de 6 a 10 unidades, ou 30 g por dia.

Pode parecer contraditório que esse fruto tenha um alto valor calórico e ainda assim ser indicado para emagrecer. Mas a resposta encontra-se nas quantidades: quando consumidas regularmente e de forma consciente, respeitando a quantidade indicada, as nozes ajudam a reduzir o percentual de gordura no abdômen. Isso se dá graças ao seu teor de proteínas e fibras, responsáveis pela sensação de saciedade no organismo. Além disso, a presença de componentes anti-inflamatórios, como o ômega 3, ajuda a combater a obesidade, que está diretamente relacionada a inflamações crônicas.

Um estudo feito nos Estados Unidos apresentou resultados interessantes sobre os efeitos das nozes no organismo. Após monitorar 10 indivíduos, colocando metade para consumir alimentos com nozes e o resto sem, os pesquisadores avaliaram quais áreas do cérebro eram afetadas, a partir da ressonância magnética. Ao apresentar imagens de doces e lanches, os participantes que haviam consumido as nozes respondiam menos ao impulso de consumir o que era mostrado. A conclusão da pesquisa foi que a ingestão das nozes gerou mais saciedade aos participantes, garantindo uma diminuição na vontade de comer outros alimentos.

Fonte: Site Terra
 

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções.
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!