O hábito de consumir frutos, legumes, verduras e outras fontes naturais pode ser bastante benéfico para nossa saúde. O corpo e a mente agradecem, pois passam a ingerir vitaminas, nutrientes e sais minerais essenciais para que todos os órgãos funcionem corretamente. A amêndoa é um desses exemplos.
Pertencente à família das oleaginosas, essa fruta tem mostrado uma importante fonte de fibras e gorduras boas (assim como o ômega 3 encontrados em peixes e frutos do mar). Por causa do seu alto valor nutricional, muitos nutricionistas têm indicado o seu consumo regular como parte da dieta.
A seguir, vamos conferir mais de perto alguns dos principais benefícios da amêndoa para a sua saúde como um todo. Continue lendo!
O coração é um órgão responsável por bombear o sangue para o corpo todo. No entanto, por causa da idade, do estilo de vida sedentário e do consumo excessivo de alimentos industrializados, ele pode enfraquecer e deixar de funcionar corretamente. Segundo alguns estudos, usuários que consomem amêndoas até cinco vezes por semana têm um risco de ataque cardíaco reduzido em até 50%.
Um dos motivos por trás desse resultado pode estar relacionado à quantidade de vitamina E presente na oleaginosa, que atua como um poderoso antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres (moléculas instáveis que causam danos às células do corpo humano).
Também conhecido como LDL (low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade, em tradução para o português) o “colesterol ruim” carrega as partículas de colesterol do fígado para a corrente sanguínea, podendo provocar o entupimento de veias e artérias, levando ao infarto ou acidente vascular cerebral.
Por ser uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, as amêndoas acabam realizando uma limpeza nos vasos, o que acaba sendo bastante interessante para quem busca por uma maior qualidade de vida.
Quando está estabilizada, a circulação sanguínea desempenha um papel essencial no transporte de oxigênio para as células. No momento em que é interrompida, logo surgem os primeiros problemas a curto, médio e longo prazo.
O consumo de farinha de amêndoas oferece para o organismo boas doses de potássio e magnésio, duas substâncias que reduzem o colesterol ruim (LDL) e auxiliam no transporte de oxigênio para órgãos e células.
A prática regular de atividades físicas fortalece a estrutura óssea do corpo humano, mantendo-a saudável. Paralelamente, o consumo de alimentos previne o surgimento de doenças que possam comprometer o sistema esquelético. Alguns deles, como o leite de amêndoas, fornece uma boa quantidade de cálcio para dentes, músculos e ossos.
Por incrível que pareça, os benefícios da amêndoa se estendem também para a prevenção de diversos tipos de câncer. Por ser rica em fibras, vitamina E, fitoquímicos, flavonóides e boro, essa oleaginosa prevenir o aparecimento do câncer de cólon, de mama e até de próstata. Portanto, ela se torna uma excelente aliada para a saúde a longo prazo.
Conforme o tempo passa, nossa pele começa a sentir os efeitos do envelhecimento. Ele é fruto da constante exposição ao sol e da redução de colágeno e elastina, duas substâncias responsáveis por dar firmeza e sustentação para a pele. Na medida em que incluímos a amêndoa na alimentação, a estrutura celular da pele é novamente preenchida por causa da alta concentração de vitamina E proveniente da oleaginosa.
Um dia com muitos afazeres exige bastante energia e disposição, caso contrário deixa de ser bem aproveitado. O consumo regular de amêndoas permite que você ingira nutrientes como proteínas, manganês, cobre e riboflavina. Juntos, eles geram reações químicas no corpo que elevam os níveis de bem-estar físico e mental.
Agora que você já conhece os benefícios da amêndoa, que tal aproveitar para conferir de perto as vantagens de incluir o amendoim na sua dieta? O nuts da Nutty Bavarian vieram justamente para trazer mais sabor e saúde para sua vida.
Fontes Consultadas:
https://www.emporiodasamendoas.com.br/module/stblog/4_beneficios-das-amendoas.html#.XY0HKkZKjIU
https://blog.onemarket.com.br/sem-gluten/conheca-os-beneficios-da-amendoa-e-saiba-como-consumi-la/