Benefícios do Amendoim

Conheça todos os benefícios do amendoim e tenha uma vida mais saudável

 

A medicina tem demonstrado que alguns alimentos podem ser bastante benéficos para a saúde humana. O consumo de frutas, vegetais, legumes e outras fontes alimentares se tornou essencial na manutenção da nossa saúde física e mental. No entanto, as leguminosas também podem ser excelentes fontes de vitaminas, nutrientes e sais minerais. O amendoim é um exemplo perfeito disso. 

Apesar de estar presentes em comemorações e confraternizações entre amigos e familiares, muitos ainda desconhecem os benefícios do amendoim, que são muitos, por sinal. A seguir, vamos descobrir mais sobre a sua origem, explorar suas vantagens, além de conferir algumas dicas de como consumí-lo in natura ou em receitas caseiras. Continue lendo!
 

Quando surgiu

Não se sabe ao certo onde surgiu o amendoim, mas acredita-se que os primeiros relatos da oleaginosa tenham sido registrados na América do Sul entre 3.800 A.C e 2.900 A.C na região leste dos Andes, ocupada por povos indígenas. Seu nome tem origem tupi e significa “enterrado”, o que faz sentido já que os seus grãos nascem debaixo da terra. 

A partir do século XVI ele já podia ser encontrado em toda a América Latina, América Central e América do Norte, se tornando um dos alimentos mais consumidos no café da manhã dos norte-americanos, substituindo até a tradicional manteiga.

 

Vantagens 

Como já mencionamos anteriormente, o amendoim possui um valor nutricional bastante rico que vale a pena ser explorado. Se estivermos falando do amendoim torrado, isso fica ainda mais evidente, pois neste estágio, ele passa por um processo que preserva todos os seus nutrientes. Agora imagine o quanto ele pode ser benéfico para a construção de massa muscular, no fortalecimento do coração e até nos processos cerebrais? É disso que vamos falar a seguir!

 

Promove a hipertrofia

Todo praticante de musculação sabe o quanto é difícil construir massa magra e manter o percentual de gordura sempre baixo. Além de ser importante ter disciplina e determinação, também é essencial seguir uma dieta que auxilie na recuperação muscular. 

Aí que a pasta de amendoim entra com um importante aliada na dieta. Ela pode, inclusive, substituir a gordurosa manteiga no pão do café da manhã, adicionando uma boa dose de proteína para o lanche matinal. 

A cadeia de aminoácidos (moléculas que estimulan a síntese proteica e evitar o catabolismo muscular) presente no amendoim torrado também facilita todo o processo de ganho de massa magra. Dessa forma, você consegue repor tudo o que foi perdido após um treino intenso. 

 

Auxilia na perda de peso

Perder peso não é uma tarefa fácil. Essa tarefa exige uma redução constante do número de calorias consumidas ao longo do dia. Também é necessário adotar uma mudança progressiva dos hábitos alimentares que envolve a redução do consumo de alimentos processados, incluindo fast food, refrigerantes, doces, entre outras fontes de baixo valor nutricional  ricas em carboidratos, gorduras e sódio.

A partir do momento em que a manteiga de amendoim é inserida na dieta, rapidamente ela proporciona uma imediata sensação de saciedade, já que é fonte de fibras, isto é, quando são consumidos, não são ingeridos automaticamente pelo organismo e transformados em calorias, aumentando o peso corporal.

 

Previne contra o câncer 

Já foi comprovado que substâncias como o resveratrol, ácido fólico, ácido fítico e a vitamina E presentes no amendoim podem ser eficazes na luta contra manifestações cancerígenas.  Alguns estudos revelam que o consumo regular de amendoim torrado por pelo menos duas vezes por semana já auxilia o combate ao câncer de cólon, tumor que surge nas paredes do intestino grosso. 

 

Como consumir amendoim 

Mesmo que os benefícios do amendoim sejam muitos, é preciso ter bom senso na hora de consumí-lo. Isso porque algumas versões industrializados do alimentos podem conter sódio em excesso, representando um perigo para o coração. 

Por isso que a o amendoim torrado acaba se tornando uma opção mais saudável, pois está livre de qualquer processo industrial. Tirando isso, você pode aproveitar todos benefícios do amendoim sem peso na consciência, enquanto investe na sua saúde e bem-estar. Uma forma criativa e saborosa de consumí-lo é usando-o como ingrediente em bolos, tortas, suplementos alimentares, entre outras receitas. 

Aproveitando a oportunidade, que tal experimentar os amendoins da Nutty Bavarian? Você vai se surpreender com nosso mix de amendoins saborosos e nutritivos que são feitos com muito carinho e amor. Escolha o formato (cones, embalagens zips ou até para presente). Para cada um, uma surpresa e sabor diferente! Venha conhecer! 


 

Fontes Consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoim

https://www.santahelena.com/historia-do-amendoim

https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-do-amendoim/

https://www.indicedesaude.com/beneficios-do-amendoim-na-musculacao/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17891-aminoacidos

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/comer-amendoim-faz-mal-entenda-por-que-e-preciso-consumi-lo-com-parcimonia_a10688/1

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções.
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!