Benefícios da Castanha de Caju

Benefícios da castanha de caju: veja as vantagens desse snack saudável

 

Muito populares, as castanhas de caju estão cheias de antioxidantes, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento normal do corpo. Nativa do Brasil, essa castanha pode ser encontrada tanto na versão crua quanto torrada, glaceada, entre outros. Isso significa que você pode ter esse snack nutritivo como um lanchinho, complemento para refeições ou ainda como ingrediente mais do que especial no preparo de receitas diversas. 

Seja castanha de caju crua ou em outra versão, você pode aproveitar diversos benefícios incríveis para a saúde que as diferenciam de outras nozes. E nós separamos os principais deles:
 

  1. Faz bem para o coração

O caju tem baixo teor de gordura quando comparado com outras nozes. E estudos apontam que as castanhas de caju são benéficas para a saúde, controlando várias doenças, como problemas cardíacos. Assim, sua ingestão tem um efeito redutor de colesterol, além de diminuir estresse oxidativo, inflamação e reatividade vascular. Há ainda uma associação significativa entre o consumo de nozes e uma menor incidência de morte por doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias. Os nutrientes das castanhas, como ácidos graxos insaturados, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, podem conferir propriedades protetoras do coração, anti-cancerígenas e anti-inflamatórias.

 

  1. Previne doenças do sangue

O consumo regular de castanhas de caju de maneira limitada pode ajudar a evitar doenças do sangue. A castanha de caju é rica em cobre, que desempenha um papel importante na eliminação dos radicais livres do corpo. A deficiência de cobre pode levar a deficiências de ferro, como anemia. Portanto, nossa dieta deve conter a quantidade recomendada de cobre. E as castanhas de caju são uma boa fonte!

 

  1. Protege os olhos

No ambiente urbano combinado com sua poluição excessiva, nossos olhos geralmente sofrem de várias infecções. O caju contém um poderoso pigmento antioxidante chamado Zea Xanthin. Esse pigmento é absorvido de maneira rápida e direta por nossa retina, e isso forma uma camada protetora sobre a retina, que evita os raios UV prejudiciais. Assim, pequenas quantidades de Zea Xanthin ajudam a prevenir a degeneração macular relacionada à idade e, portanto, ajudam a manter a saúde ocular.

 

  1. É uma fonte de fibras alimentares

Segundo estudos, a castanha de caju possui uma grande porcentagem de fibras alimentares. As duas fibras alimentares essenciais exigidas pelo nosso corpo são: ácido oleico e ácido palmítico. Essas fibras não são produzidas pelo nosso corpo, portanto, precisam ser conseguidas externamente. As castanhas de caju são boas fontes dessas fibras que ajudam a digerir melhor os alimentos. O consumo de castanhas, como a de caju, tem sido relacionado à diminuição da incidência de várias doenças digestivas. Além disso, comer proteína impede que você fique com fome entre as refeições, o que pode ajudá-lo a seguir um plano de alimentação saudável.

 

  1. Melhora o sistema imunológico

Além de conter grandes quantidades de cobre, os cajus são uma grande fonte de zinco. A falta de zinco compromete o funcionamento do sistema imunológico, pois esse mineral é importante para o desenvolvimento de células do sistema imunológico, produção de enzimas antioxidantes e atividade dos reguladores do sistema imunológico. Estudos indicam que o aumento da ingestão de zinco tem sido associado a uma resposta imunológica mais saudável, o que significa que o caju pode ajudá-lo a combater o seu próximo resfriado.

 

  1. Outros benefícios

As castanhas de caju abaixam sua pressão arterial, ajudam a fortalecer os ossos, podem promover a saúde dos nervos, a aparição de cálculos biliares e melhorar a saúde das gengivas e dos dentes. Além disso, cajus não contêm colesterol. O colesterol é um composto que se acumula no sangue, levando a placas que podem restringir o funcionamento cardiovascular. 

 

Castanha de caju glaceada

Agora que você já sabe quais são os benefícios da castanha de caju, que tal incluí-la na sua rotina? As deliciosas e exclusivas castanhas de caju da Nutty Bavarian não possuem lactose, glúten e nenhum ingrediente de origem animal. Assim, você pode se render ao nosso aroma inconfundível sem medo! Aproveite o sabor e todos os seus benefícios de uma maneira não apenas saudável como também livre de crueldade.

Nossas castanhas e outros snacks veganos são perfeitos para te saciar ao longo do dia. E se você não deseja consumir imediatamente, pode armazenar cuidadosamente em nossas embalagens com zip para comer quando quiser ou utilizar em receitas - tudo sem perder a crocância das nuts. Contamos ainda com embalagens para presente para você surpreender aquela pessoa querida. Aproveite!

 

Fontes Consultadas:

https://www.ecycle.com.br/5614-castanha-de-caju

https://www.tuasaude.com/como-a-castanha-de-caju-pode-melhorar-a-saude/

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções.
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!