O Amendoim é Calórico?

O amendoim é calórico? Veja se é adequado incluir amendoim na dieta
 

Apesar de fornecer mais de 150 calorias por porção, o amendoim pode ser uma parte excelente de uma dieta saudável para perda de peso. Eles são baixos em carboidratos e são uma excelente fonte de vitaminas, minerais e proteínas. Os amendoins não apenas ajudam a controlar o peso, mas também podem reduzir o risco de doenças cardíacas e cálculos biliares.

Uma porção de amendoim corresponde, aproximadamente, a 28 amendoins. Esse mesmo punhado contém uma quantidade impressionante de nutrientes e mais gorduras saudáveis do que as não saudáveis. As informações nutricionais a seguir são baseadas em 28,35 g de amendoim cru sem sal. Confira as calorias do amendoim e outros dados nutricionais:

 

Calorias: 161

Gorduras: 14g

Sódio: 5,1 mg

Carboidratos: 4.57g

Fibra: 2.41g

Açúcares: 1,34g

Proteínas: 7,31g

 

Carboidratos em amendoins

O amendoim é considerado pobre em carboidratos. Os carboidratos no amendoim representam apenas 13 a 16% do seu peso total, traduzindo em um índice glicêmico (IG) de apenas 14. O que isso significa é que uma porção de amendoim tem menos probabilidade de afetar o açúcar no sangue do que os alimentos com IG mais alto como pão branco (75) ou até mesmo uma tigela de flocos de milho (81).

A maioria dos carboidratos nos amendoins é complexa, do tipo que o corpo decompõe gradualmente para alimentar o metabolismo. Apenas uma pequena parte dos carboidratos é proveniente de carboidratos simples, que o corpo queima rapidamente, causando flutuações no açúcar no sangue.

Uma porção de amendoim fornece 9% da fibra alimentar necessária para promover a saúde digestiva e regular a absorção de gordura, açúcar, minerais e vitaminas (especialmente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K).

 

Gorduras em amendoins

Embora 14 gramas de gordura por porção de amendoim possam parecer muito, a maioria é considerada benéfica à sua saúde. Isso inclui gordura monoinsaturada saudável"e gordura poliinsaturada, bem como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que ajudam a combater a inflamação. Apenas cerca de 4% é proveniente de gordura saturada não saudável.

As gorduras monoinsaturadas nos amendoins são principalmente do ácido oleico (que afeta positivamente os níveis de colesterol), enquanto as gorduras poliinsaturadas são predominantemente do ácido linoléico (que constrói a massa muscular e promove a perda de gordura corporal).

Em termos de teor de gordura, os amendoins crus e torrados a seco são muito mais saudáveis ​​que os amendoins torrados com óleo, temperados ou revestidos com açúcar. Às vezes, revestimentos, aromas e temperos podem triplicar o teor de gordura saturada nos amendoins.

 

Benefícios do amendoim para a saúde

Além do seu valor nutricional, o amendoim contém certos nutrientes que podem ajudar a melhorar o metabolismo e ajudar na prevenção de certas doenças. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, e esse tipo de gordura é conhecido como boa para a saúde cardiovascular, que diminui o "mau colesterol" e aumenta o "bom colesterol". Além disso, o amendoim é ótimo para o cérebro porque é uma excelente fonte de resveratrol. Verificou-se que esse antioxidante tem uma função protetora contra câncer, condições cardiovasculares, doença degenerativa do sistema nervoso e Alzheimer.

 

Como consumir

O amendoim pode ser consumido de várias maneiras. Mas, popularmente, é comido assado (descascado ou não, com sal ou não). E há também quem consome em manteigas, molhos, doces, salgados e até como complemento dos pratos principais. A pasta de amendoim é excelente para o consumo diário e se você quer novos sabores, os amendoins glaceados da Nutty Bavarian são perfeitos!


 

Fontes Consultadas:

https://www.mundoboaforma.com.br/amendoim-engorda-ou-emagrece/

https://www.ecycle.com.br/4115-amendoim

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-amendoim/

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