O Amendoim é Low Carb?

O amendoim é low carb? Descubra esse e outros benefícios do amendoim

 

A dieta cetogênica é super popular hoje em dia, mas segui-la pode ser um desafio. O plano exige muita diligência, pois comer muitos carboidratos pode tirá-lo do modo de queima de gordura, também conhecido como cetose. As pessoas que fazem essa dieta low carb comem grandes quantidades de gorduras boas, uma quantidade moderada de proteínas e apenas 20 a 30 gramas de carboidratos por dia para manter a cetose, como é chamada o modo de queima de gordura.

A quantidade baixa de carboidratos permitidos no ceto torna difícil encontrar lanches que não estraguem sua dieta. Mas as nozes devem ser um prato principal para qualquer entusiasta do ceto, pois elas são ricas em gordura sem serem carregadas com muitos carboidratos. Se você estiver procurando opções com menor teor de carboidratos, inclua amendoins em sua rotina. 

Provou-se que o amendoim causa um impacto positivo no que diz respeito à perda de peso, e se esse é um dos seus objetivos e você está em uma dieta ceto, saiba  que utilizar gorduras em vez de carboidratos como fonte de combustível é primordial. Os amendoins também têm outros benefícios - e é por isso que eles são os favoritos dos praticantes de dieta à base de plantas, entre outras.

 

Amendoim na perda de peso

Se a perda de peso é seu objetivo geral, os amendoins podem ajudar de várias maneiras. Há estudos que indicam que pessoas que consomem amendoim ao menos duas vezes por semana tem 30% menos probabilidade de ganhar peso quando comparadas com aquelas que raramente comem. Outras pesquisas mostram que incluir amendoim ou manteiga de amendoim no café da manhã faz com que as pessoas sintam mais saciedade, evitando o desejo de comer muito em poucas horas.

A proteína é uma parte importante de muitas dietas com pouco carboidrato. E se o exercício faz parte do seu plano de emagrecimento, você também precisará dele para ajudar a construir e reparar músculos após os treinos. O amendoim é considerado uma boa fonte de proteína, e ao analisar especificamente as dietas com pouco carboidrato, estudos descobriram que a substituição de carboidratos por gorduras e proteínas à base de plantas (incluindo nozes e manteiga de amendoim) diminuiu significativamente a mortalidade. 

Além disso, os amendoins também facilitam a obtenção de muitos nutrientes difíceis de obter - o que pode ser importante ao tentar eliminar certos alimentos de sua dieta. Isso porque pessoas que consomem amendoim e produtos derivados de amendoim apresentam melhores níveis de vitamina A, vitamina E, folato, magnésio, zinco, ferro, cálcio e fibra alimentar em comparação a quem não consome amendoim.

 

Invista na pasta de amendoim low carb

A pasta ou manteiga de amendoim retornou nos últimos anos como um alimento saudável.  Além de ser uma boa fonte de proteínas, ela também é rica em gordura, fazendo com que ofereça lanches cetogênicos atraentes. Algumas das principais vitaminas e minerais encontrados na manteiga de amendoim incluem vitamina E, folato, cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo e potássio.

Mas como e quando a manteiga de amendoim se encaixa em uma dieta ceto ou com baixo teor de carboidratos? Uma porção média de manteiga de amendoim tem, aproximadamente, duas colheres de sopa, chegando a um total de 188 calorias. Isso inclui 16 gramas de gordura, 6 gramas de carboidratos totais, 4 gramas de carboidratos líquidos, 2 gramas de fibra e 8 gramas de proteína - lembre-se que isso pode variar de acordo com o processo de produção de cada pasta.

Com apenas 4 gramas de carboidratos líquidos por porção, você pode desfrutar de uma porção ou duas deste delicioso petisco salgado sem muita preocupação de estragar a cetose. O principal problema com a maioria das manteiga de amendoim nas lojas hoje é que é processado com óleos hidrogenados. Opte por orgânicos quando possível e mantenha-se afastado de óleos hidrogenados, adição de açúcares, ingredientes artificiais e adoçantes de menor qualidade. 

Aprender a fazer a sua própria pasta de amendoim também uma excelente alternativa! Tudo que você precisa é de um processador de alimentos e de amendoins. Se você optar por amendoim cru, lembre-se de que a manteiga não será tão saborosa quanto a versão torrada.
 

Viu, como o amendoim na dieta não apenas é adequado como muito benéfico? E se você quiser variar o paladar, conte com os amendoins glaceados da Nutty Bavarian! Além de serem excelentes snacks nutritivos, são super saborosos!


 

Fontes Consultadas:

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/como-o-amendoim-pode-ajudar-a-emagrecer-e-prevenir-o-envelhecimento/

https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-do-amendoim/

https://boaforma.abril.com.br/dieta/fique-com-o-corpo-sequinho-comendo-amendoim/

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